quinta-feira, 25 de abril de 2013

"100 anos, 100 treinadores"


"Mencionar os técnicos e treinadores que ao longo destes 100 anos contribuíram para o desenvolvimento da modalidade, sem um estudo aprofundado das épocas em que exerceram a sua actividade, é uma tarefa muito ingrata.

Sabemos que esta iniciativa tem riscos. Nunca considerámos que ela correspondesse a um trabalho histórico de pesquisa exaustiva, mas sempre pensámos que não reconhecer ninguém no ano em que estamos a celebrar os cem anos da modalidade ainda seria uma maior injustiça. Pode ser que esta iniciativa abra ideias e o caminho para um trabalho mais aprofundado. Com a colaboração de todos constituirá, certamente, uma forma mais segura de alimentarmos a galeria de lendas do Planeta Basket.

Para falar dos treinadores recorremos aos livros editados pela FPB de José Costa Pinheiro e Albano Fernandes. Nos primórdios do basquetebol federativo segundo Costa Pinheiro pontifica uma figura: Fernando Amaral do Carnide Clube. Fernando Amaral: “Revelou-se como técnico de inconfundível valor. A sua competência ficou amplamente demonstrada criando uma escola muito sua, que conseguiu dar ao basquetebol nacional jogadores de apreciável qualidade.” Do livro de Albano Fernandes, e nas suas palavras com o devido respeito pelos demais, entre muitos treinadores são destacados os nomes de Manuel Quaresma, Professor José de Sousa Esteves, no dizer do autor “um apóstolo do basquetebol” e de Armelindo Bentes.

Segundo o Prof Olímpio Coelho, mas cremos que decididamente consensual no universo do basquetebol, a figura mais influente, que mais marcou e promoveu mudanças de paradigma na modalidade, nas últimas cinco décadas foi o Prof. Teotónio Lima. Terminamos com as sábias palavras do Prof. Olímpio Coelho: “não basta ter ganho muitos títulos, ter sido seleccionador de uma qualquer categoria, árbitro ou jogador internacional, para ter marcado/influenciado a modalidade nos seus diferentes domínios.”

Mais uma vez, vemos com orgulho o nome do nosso treinador e coordenador, Agostinho Pinto, ser reconhecido pelo seu excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos, sempre com o mesmo empenho, rigor, dedicação e amor pelo basket!

ver noticia:

http://www.planetabasket.pt/dev/index.php?option=com_content&view=article&id=15440%3Aas-nomeacoes-dos-treinadores&catid=162%3Alendas-100-anos-basquetebol&Itemid=381

1 comentário:

  1. Sem dúvidas algumas nomeação merecida!
    O Basquetebol Feminino Português deve muito a este senhor, muitas vezes incompreendido e desrespeitado!
    Parabéns, animal!

    ResponderEliminar