segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Selecção Nacional Sub-16





PORTUGAL PERDE COM A ESLOVÁQUIA NO PROLONGAMENTO

Na luta pela manutenção, Portugal foi batido, após prolongamento (62-65), pela República da Eslováquia, no 1º jogo do Grupo G do campeonato de Sub 16 Femininos – Divisão A. A equipa nacional teve tudo para decidir o jogo a seu favor dentro do tempo regulamentar, se bem que no tempo extra tenha sido igualmente competitiva, e a vitória poderia perfeitamente cair para uma das equipas.
Neste 1º jogo do Grupo G, Portugal defrontou a República da Eslováquia, uma equipa de características diferentes do que até aqui Portugal tinha defrontado. Uma equipa de jogadoras altas em todas as posições, e muito móveis, que já tinham dado uma boa indicação nos jogos do seu grupo durante a 1ª Fase, tendo vencido mesmo a equipa da Letónia.

O jogo iniciou-se de forma equilibrada no primeiro quarto, com várias alternâncias no marcador, mas favorável ao conjunto nacional pela diferença mínima (15-14). Portugal procurou jogar muito com a sua poste Beatriz Jordão, que ainda a contas com a lesão contraída no jogo contra a Rússia, melhorou as suas percentagens da 1ª para a 2ª parte, e terminou com 19 pontos no total e capturou 12 ressaltos, 5 dos quais ofensivos.

Portugal conseguia criar vantagens no ataque, procurando jogar a partir de movimentos dinâmicos, provocando faltas à equipa adversária, contudo a bola na linha de lance-livre teimava em não entrar. As jovens portuguesas raramente conseguiram marcar os dois lances-livres, pelo que a fraca percentagem neste capitulo do jogo, marcou o resultado final. Quinze lançamentos marcados em 27 tentativas, era muito pouco, pois do outro lado, a Eslováquia fez um aproveitamento de 78,1% , 25 em 32 tentativas.

Na ida para o balneário, Portugal, mesmo assim, estava no jogo e perdia pela diferença mínima (28-29). Melhorar eficácia era absolutamente necessário, e na segunda parte a equipa entrou muito bem no jogo, com um parcial de 10-4 nos primeiros 5 minutos.

Portugal liderava o jogo, conseguindo mesmo aumentar a distância que chegou a ser de 12 pontos. No final do 3º período ganhava por 10 pontos de diferença 47-37, numa fase em que a Eslováquia já tinha parado o jogo, para corrigir o seu desempenho.

No ultimo período, e muito por culpa da liderança da sua base  Viktoria Havranová (16 pontos), a Eslováquia recupera num momento menos conseguido de Portugal. A 5 minutos do final, a diferença encurta para 6 pontos, e a Eslováquia acredita que pode dar a volta e encosta o jogo. Perto do final, ainda com Portugal a liderar por 3 pontos (55-52), sofre uma falta sobre Jordão num lançamento debaixo do cesto, que os árbitros nada assinalam, o jogo prosseguiu e um triplo de Linda Dubenová, empata o jogo.

Estranho, no mínimo, o facto de a poste Rebeka Mikulasiková, com 17 pontos e 10 ressaltos, jogar todo o quarto período e o prolongamento com 4 faltas, beneficiando a equipa da Eslováquia de situações escandalosas de 3 segundos, que só uma vez foram assinaladas, e muito a pedido do nosso banco.

De qualquer forma, Portugal bateu-se no prolongamento, até começando por cima, mas não conseguiu vencer o jogo, com uma Eslováquia mais confiante.

Em resumo, uma grande aprendizagem, pois a nossa equipa conseguiu ser competitiva e jogar de igual para igual todo o jogo, com uma boa equipa, realizando um excelente trabalho. Embora se saiba que a maior experiência de competições deste género contribui para que se seja mais eficaz nos detalhes, que no final pesam no resultado. As nossas jogadoras sabem das dificuldades, e estão preparadas para continuar a trabalhar em prol do objetivo.

No final, a nossa Ticha Penicheiro que viu o jogo na bancada, confortou as nossas jogadoras, motivando-as para os próximos embates, não esquecendo o apoio incondicional dos pais presentes  desde o inicio do Europeu, fazendo-se ouvir em todos os jogos.


http://www.fpb.pt/fpb2014/!usrpck_noticias.show_noticia?id=317%7C100255

u16women.fibaeurope.com/en/cid_CbDhtUtzH7gHKtQzIsrQ01.compID_-aL-KlCzJc-SVAwk29g5d0.roundID_9867.season_2014.gameID_9915-G-1-1.html

Sem comentários:

Enviar um comentário