segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Selecção Nacional Sub-16





MANUTENÇÃO DECIDIDA ESTE DOMINGO
Suécia não comprometeu o grande objetivo de Portugal

Na primeira de duas grandes finais, Portugal ultrapassou com distinção a equipa da Suécia, ao vencer por 65-57. A determinação da equipa nacional cedo lhe permitiu fugir no marcador, embora as suecas nunca se tenham dado por vencidas. Apesar de uma aproximação no marcador, a vitória de Portugal nunca esteve em causa, pelo que as aspirações da manutenção continuam intactas para a grande final deste domingo.
Fantástica a abordagem de Portugal ao jogo na fase inicial, que com um parcial de 9-0 ganhando confiança para lutar pela vitória. O bom momento da equipa nacional obriga a Suécia a pedir um desconto de tempo de forma a acordar as suas jogadoras. A partir daí, a defesa sueca passou a ser com alternâncias, mas Portugal não se intimidou com isso, e continuou a dominar o jogo até ao final do período, que terminou com 19-5, favorável ao conjunto nacional.

Sabia-se que a Suécia iria reagir, e foi o que aconteceu, com Astrid Nilsen, autora de 15 pontos e 3 ressaltos, a ser a mais inconformada, impulsionando a Suécia a subir a sua produção ofensiva. Portugal cometia alguns erros defensivos, dando o domínio do segundo parcial às suecas que acabariam por vencer o período (19-13).

O intervalo, em boa altura chegava, com Portugal ainda em vantagem 32-24. E para o reinicio do jogo, havia necessidade de retificar coisas, e ter um novo inicio de jogo concentrado, nas tarefas a desenvolver.

Um Portugal confiante e igual ao do começo do encontro, foi o que entrou na 2ª metade, explorando bem o jogo interior, ainda que Beatriz não se mostrasse muito consistente, (5 pontos e 9 ressaltos), chamava a si ajudas, das quais beneficiava Mariana Silva, esta com 25 pontos marcados e 11 ressaltos, 7 dos quais no ataque. Sem duvida numa tarde inspirada, disfarçando até, a falta de consistência nas tarefas defensivas, um problema resolvido pela coesão e entreajuda da equipa.

Portugal volta a fazer um parcial positivo no 3º período (20-13), e alarga a sua vantagem para 15 pontos. O distanciamento no marcador fez as nossas jogadoras relaxarem, ou pensarem que dificilmente a Suécia reagiria.

Muito se enganaram, pois a Suécia volta a arregaçar as mangas e parte para uma defesa todo campo, criando situações de 2x1 na transição defesa ataque de Portugal, que se desorientou e cometeu alguns turnovers.

Ana Catarina Neves interrompe o jogo com um pedido de desconto de tempo, de modo a serenar as hostes portuguesas. E embora a Suécia, a 2 minutos do final, reduzisse para 9 pontos a diferença que separava as duas equipas, mais um lançamento de Mariana Silva, voltava a colocar a diferença acima dos 10 pontos.

A Suécia arrisca tudo, mas a vitória já não fugiria à equipa portuguesa, que a mereceu, deixando em aberto o sonho da manutenção, para o último jogo do mata/mata, deste domingo quando jogar com o vencedor do encontro entre a Dinamarca e a  Grécia.

Injusto seria não darmos o merecido destaque a Leonor Nunes, a jogadora do fato de macaco, capaz de defender bases, extremos e postes, com uma prestação fantástica (17 pontos, 3 triplos em 5 tentativas, e 6 ressaltos). Sem duvida uma excelente prestação e grande obreira na vitória de Portugal.


http://www.fpb.pt/fpb2014/!site.go?s=1&show=not&id=100268

http://u16women.fibaeurope.com/en/cid_CbDhtUtzH7gHKtQzIsrQ01.gameID_9918-58-A-1.compID_-aL-KlCzJc-SVAwk29g5d0.season_2014.roundID_9867.teamID_348.html

http://u16women.fibaeurope.com/en/cid_CbDhtUtzH7gHKtQzIsrQ01.playerID_108294.compID_-aL-KlCzJc-SVAwk29g5d0.season_2014.roundID_9867.teamID_348.html

Sem comentários:

Enviar um comentário