terça-feira, 19 de junho de 2012

Festa do Basquetebol do C.P.N.





"A secção de basquetebol do CPN decidiu fazer esta festa para homenagear aqueles que são a razão de ser do sucesso que foi esta época no CPN… as nossas atletas.
Este evento é nossa pretensão que se repetirá anualmente próximo do final de cada época.

 Embora com muita dificuldade, devido à difícil situação económica do País e do Clube, achamos que a crise não deveria ser impedimento para que aqueles que levam o nome do clube tão longe e tão dignamente sejam devidamente reconhecidos.
Aproveitamos, pois para tentar repor algumas das falhas do passado, como é o caso das atletas internacionais hoje relembradas e que outras épocas não foram devidamente contempladas com a devida homenagem.
Ainda assim outras 3 atletas, que são a Rosário, Luisa Morais e Rita Silva, não estão esquecidas nos nossos propósitos de colocar as suas fotos na nossa parede da fama.
Hoje no entanto, vamos presentear cada um dos escalões que existiram esta época com 3 prémios.
Um pela assiduidade, outro da escolha dos treinadores tendo em conta a evolução de cada um durante toda a época e do atleta do ano, que foi escolhido por votação entre todos os atletas.

Esta época não foram só virtudes e temos a consciência de que existem muitas situações para melhorar e todos podem ter a certeza que é esse o nosso empenhamento.
O nosso projecto é global, os escalões e todas as pessoas são importantes para o sucesso do basquetebol do CPN.
Mas o dia de hoje é de celebração dos sucessos da época, e começo por referenciar o nosso minibasquete, que é fundamental para a continuidade do bom trabalho nos escalões de formação e onde deveremos estar mais atentos pois estes atletas serão o futuro.
Os miniCEPAS como alegremente gostam de ser chamados, participaram em várias concentrações realizadas pela ABP, algumas das quais com a nossa responsabilidade no pavilhão municipal.
O Mini-12 masculino, tentamos que fosse a preparação da formação de uma equipa de Sub-14, que passaria a ter uma verdadeira competição, e assim esperamos que aconteça a partir de janeiro próximo, participando até aí no torneio de infantis.
A equipa Sub-14 B, foi mesmo a preparação para a verdadeira competição. Muitas das atletas, terão a oportunidade de frequentar este escalão durante 4 épocas consecutivas, de forma a poderem vingar os resultados menos favoráveis conseguidos este ano.
Todos os atletas deverão ter a consciência que o trabalho que irão necessariamente desenvolver terá os seus frutos.
Quando no início da época se questionava qual seria a perspetiva da nossa Sub-14 no panorama nacional, muito se questionava a presença na fase final nacional. O facto é que isso aconteceu, e só 6 equipas de Portugal conseguiram esse desiderato.
Esta equipa foi Vice campeã Distrital e obteve o 5º lugar no campeonato nacional.
É verdade que faltaram os títulos, mas não podemos subestimar as classificações alcançadas e deixar de considerar um sucesso.
A Catarina Miranda foi uma das premiadas nesta fase final com o prémio do 5 Ideal.
Aliás, não é por acaso, que algumas destas atletas são Campeãs Nacionais pela Selecção Distrital do Porto (Catarina Miranda, Rita Pereira e Rita Teixeira) ao vencer o inter associações nas festas do basquetebol em Albufeira.
Também estiveram presentes em trabalhos das selecções distritais as atletas Bruna Costa, Mafalda Sousa e Hugo Pires e o treinador Ricardo Lajas como convidado.

A equipa Sub-16 Optica - Era Actual foi um verdadeiro exemplo de afinco e trabalho árduo, que resultou numa época quase perfeita, perdendo a final nacional para uma poderosíssima equipa.
Vencendo o campeonato Distrital numa fase final perfeita, e vencendo a fase nacional norte sem derrotas.
As atletas Francisca Meinedo, Sofia Almeida e Sofia Moniz fizeram parte do 5 ideal desta fase final e a Sofia Moniz foi considerada MVP.
Desta equipa 3 atletas (Fancisca Meinedo, Sofia Almeida e Sofia Moniz) estão no grupo de 12 atletas que irão participar nos jogos da CPLP, e disputar o Campeonato europeu divisão B pela selecção nacional Sub-16 bem como o nosso treinador Agostinho Pinto e o seccionista Renato Horta.
 Mais 4 atletas (Andreia Caldas, Joana Nora, Mariana Guerra e Rita Madureira) estiveram em treinos das selecção nacional.
Uma nota também para as vice campeãs nacionais da Selecção Distrital do Porto (Andreia Caldas, Joana Nora, Rita Madureira, Sofia Almeida e Sofia Moniz) que estiveram nas festas do basquetebol realizadas em Albufeira.
Também estiveram presentes em trabalhos da selecção distrital a atleta Rita Gandra.
A equipa Sub-19 foi Campeã Distrital do Porto vencendo os 3 jogos da fase final, tendo a atleta Sofia Almeida sido considerada a MVP da prova e pertencente ao 5 ideal na companhia da Sofia Moniz.
Participou no Campeonato nacional zona Norte, garantindo com a sua classificação que a ABP na próxima época terá 4 equipas com lugar assegurado no Campeonato Nacional.
Em resumo, somos na ABP a única equipa a conquistar 2 títulos distritais e o único a participar em 3 fases finais distritais.
No País única equipa a participar nas fases nacionais em 3 escalões.
A única equipa a disputar duas fases finais nacionais.

O futuro também é uma das nossas preocupações, e por isso fazemos tudo o possível para que este seja melhor. Assim garantimos para a próxima época um novo treinador.
O Rui Gomes não necessita de apresentações, e as suas prestações são sobejamente conhecidas de todos. É um regresso desejado e sabemos que fará um bom trabalho no CPN.
Isto permitirá também que o Agostinho Pinto fique mais disponível para aquilo que mais sabe e certamente mais gosta… Ensinar a jogar basket nos escalões mais abaixo.

Vamos ter também duas realizações importantes muito proximamente que gostaríamos da colaboração de todos.
A nossa barraquinha do São Lourenço de 10 a 13 de Agosto, e o Torneio Internacional de 28 a 30 de Setembro que contará já com a presença da equipa nossa amiga de Montgermont-França.

Não posso terminar sem deixar passar em claro os que não jogam basquetebol.
Os Treinadores.
Os seccionistas, em especial a Inês Santos e Paula Silva, que foram incansáveis para proporcionar o melhor ás nossas Sub-14, e sempre disponíveis para tudo o que mais fosse necessário.
À Edite Salomé, Luis Loureiro, Joana Figueiredo e Julião Costa, Isaura Tavares, Helder Nora e Paulo Caldas.
Ao Paulo Caldas, que não deixou que a polícia faltasse a nenhum jogo.

A ele e muitos mais (quase todos os pais) foram apoio importante nas festas de S. Lourenço passadas e na abertura do bar durante os jogos do CPN que sempre ajudou a pagar algumas das despesas de arbitragem.
À D. Isabel, à D. Albertina, à D. Aida e outros que a memória me atraiçoa pelos Bolos, Bolas e afins nos deliciaram nesse mesmo bar.
Aos Pais das atletas que são uma ajuda indispensável para todo este sucesso, nomeadamente no transporte das equipas para os jogos, muitos deles a longa distância, pelo acolhimento de atletas durante o nosso torneio e fundamentalmente pelo apoio às equipas.
A outros Colaboradores, como sejam a Martigraf, HSF Seguros, JP Construções, Talho Garrett, Elmano Monteiro Seguros, O Bisnagão, Olive Conta/Lusitânia Seguros, Sista Expresso, IMO Gato, Café Crispal, Confeitaria delícias, Falina Sapatos, Papelaria Londres, Armando Silva Automóveis, JA Transportes, Forno da Estação, que possibilitaram a realização do nosso torneio.
À direcção do clube, pelo apoio possível, ao sentido extra, pela colaboração sempre disponível e ao nosso patrocinador principal OPTICA ERA ACTUAL.
Um bem haja a todos.
Viva ao CPN"

Director da Secção de Basquetebol,
Renato Horta


Sem comentários:

Enviar um comentário