segunda-feira, 9 de junho de 2014

C.P.N. 4º classificado no Nacional de Sub-16!!





Fim-de-semana de basquetebol em Ermesinde, com o municipal a servir de palco à Fase Final Nacional de cadetes. CPN, CD Póvoa, Carnide e Pombal juntaram-se no nosso pavilhão desde sexta a domingo para disputar o título nacional da categoria, numa fase final que se previa desde o primeiro momento muito equilibrada, com todas as equipas a terem possibilidades reais de alcançar o título.

Sexta ao início da noite era a nossa vez de entrar em campo, defrontando a equipa do Pombal, equipa muito forte fisicamente. Entramos mal no primeiro período, emocionalmente ansiosas e sem dar a luta necessária no ressalto defensivo perdemos completamente a luta das tabelas, permitindo ao adversário diversas oportunidades extra de lançamento. Com alguma recuperação mas sem nunca conseguirmos parar por completo o forte jogo interior da equipa de Pombal, acabámos por perder o primeiro e segundo período por 5 pontos, partindo para o descanso a perder 26-36. Um terceiro período de mais esforço permitiu-nos encostar no marcador e com um défice pontual em 4 pontos partíamos para o derradeiro quarto conscientes que seria um jogo disputado até ao fim e que todos os pontos contariam. Acelerando um pouco o jogo conseguimos colocar-nos com 4 pontos de vantagem a faltar 2 minutos para o fim, no entanto turnovers consecutivos e más decisões ofensivas permitiram ao adversário passar para a frente já dentro do último minuto. Com duas oportunidades de lançamento acabámos por não concretizar e averbamos assim a primeira derrota da época por apenas um ponto, 54-55, mas deixando uma imagem de uma segunda parte positiva. No outro jogo o Carnide bateu o Póvoa, definindo o embate de sábado com o Carnide e de domingo com o Póvoa.

Sábado, e após o Pombal ter batido o Póvoa, entrámos em campo contra a equipa do Carnide. Com muita atitude inicial e interpretando bem a estratégia conseguimos reduzir o jogo ofensivo do adversário partindo para um parcial inicial de 0-11 nos primeiros 4 minutos. No entanto desligámos um pouco do jogo no final do período e sem conseguirmos manter a intensidade ofensiva permitimos ao Carnide a aproximação do resultado. Não estivemos melhor no segundo período: sem a atitude necessária não lidámos bem com a pressão defensiva do adversário, permitindo um maior ascendente da formação de Lisboa, acabando este por partir com 3 pontos de vantagem para o intervalo. Na segunda parte e apesar de sempre perto no resultado faltou-nos o discernimento colectivo nas acções ofensivas e sem criar bons lançamentos nem concretizar não conseguimos dar uma continuidade às boas acções defensivas que executávamos. Acabámos por ser batidos pela segunda vez, desta vez por 43-38 e ficar arredados do título, restando-nos lutar domingo pelo último lugar do pódio contra a equipa do Póvoa.

Sabendo de antemão as dificuldades que o Póvoa nos iria apresentar demorámos a entrar no jogo, voltámos a lançar ao cesto com baixas percentagens e a escolher mal as opções para atacar o cesto adversário. Com parciais negativos no primeiro (7-15) e segundo (12-14) períodos partimos para o intervalo a perder por 10 pontos e a saber que teríamos de batalhar para levar de vencida o jogo. Com dois minutos fortíssimos conseguimos encostar no início do terceiro período no entanto o cansaço e alguma emoção negativa pesou no comportamento da equipa acabando por deixar o jogo fugir ainda durante o terceiro período e não conseguindo passar o Póvoa no derradeiro quarto. No último jogo o Pombal viria a sagrar-se campeão ao bater o Carnide, ficando a classificação definida com a nossa equipa em 4º lugar, onde vimos ainda com orgulho a nossa atleta Catarina Miranda eleita para o 5 ideal da competição.

Dignos nas vitórias e dignos das derrotas, numa fase final muito equilibrada onde acabámos por não ser a equipa mais feliz. Fica certamente um sabor amargo por ficarmos um pouco aquém do objectivo para a fase final diante do nosso público e alguma tristeza por não termos proporcionado as melhores exibições. Podemos no entanto sentir-nos honrados por mais uma presença na fase final nacional e estar de novo entre as 4 melhores equipas de Portugal no escalão de sub-16, o que valoriza o trabalho das atletas Catarina Miranda, Rita Teixeira, Celeste Almeida, Rita Pereira, Mafalda Sousa, Juliana Fernandes, Bruna Costa, Maria Neves, Patrícia Almeida, Catarina Almeida, Marta Santiago, Eva Pereira, Inês Alves e ainda das iniciadas Marta Figueira, Marta Afonso e Margarida Fonseca, que apesar de ausentes da fase final participaram na fase zonal da prova nacional. Sob a liderança do treinador e coordenador Agostinho Pinto, dos adjuntos Francisco Costa, Nuno Silva e Antonio Camino, com o apoio da seccionista Ana Maria e dos directores Renato Horta e Luís Loureiro, as nossas atletas dignificaram mais uma vez esta grande e cada vez maior escola de formação de atletas que é o C.P.N.
Uma última palavra de agradecimento a todos os pais, familiares e amigos que nos acompanharam ao longo do ano e também um grande obrigado às pessoas envolvidas na organização da final. Resta-nos agora descansar e voltar ao trabalho ainda mais fortes e focadas para continuarmos no futuro a batalhar e a dignificar a nossa casa.


QUEM SOMOS NÓS?!?!
C.P.N.!!
QUEM?!?!
C.P.N.!!
OUTRA VEZ!!
C.P.N.!!

fotos de Cláudio Gomes






















































































































Sem comentários:

Enviar um comentário