quarta-feira, 10 de março de 2010

Quem foi o Treinador que ganhou mais Campeonatos Nacionais ao serviço do CPN


Todos estes treinadores foram muito importantes na vida do clube,como outros que não foram mencionados neste inquérito a todos eles o nosso profundo agradecimento pelo que fizeram pelo CPN,cada um no seu tempo.Belmiro Serra na década de 80,pessoa que muito contribui para o basquete do CPN se ter desenvolvido,um amigo sempre pronto a ajudar ainda hoje.Américo Santos foi 3 vezes Campeão Nacional como treinador adjunto,uma com Rui Gomes e duas com Agostinho Pinto,jovem na altura que deu um contributo importante,para estes sucessos,ainda hoje treinador de basquetebol,mas noutro clube.Rui Gomes Campeão Nacional de Cadetes primeiro treinador a ganhar um Titulo Nacional para o clube e como se costuma dizer matou o borrego,já que o CPN persegui o titulo há muitos anos e era sempre segundo ou terceiro,isto depois de o clube ter ido a mais de 10 fases finais nacionais nessa altura.Treinador que foi importantíssimo no desenvolvimento do Basquete do CPN no fim da década 90 e inícios da década de 2000,sendo a sua colaboração além de treinador de campo,também colaborador noutras areas e com ideias bem próprias,que muito ajudou o clube a ser uma das referencias do Basquetebol Nacional,considerada por muitos amantes da modalidade como uma das melhor senão a melhor Escola de Basquetebol do Pais em determinadas alturas.As suas qualidades desde cedo já se viam o que o levou a ser Seleccionador Nacional de Basquetebol e mais tarde a ser o Treinador responsável pelo Centro Nacional de Treino do Calvão,onde foi ele que iniciou esse mesmo centro,actualmente é Seleccionador Distrital do Porto no masculino como prelector de cursos de Treinadores,grande Amigo do clube sempre.

O Treinador que ganhou mais Campeonatos Nacionais,foi Agostinho Pinto que ganhou 4 Títulos Nacionais como treinador principal do clube,além de ter ido a mais de 20 fases finais Nacionais e um numero sem conta de Títulos Distritais mais de 20,como sendo também Treinador das Selecções Nacionais e dirigindo em muitas ocasiões o ALL/Star da Liga Feminina de Basquetebol,actualmente além de continuar a ser o Coordenador Técnico do clube é também Seleccionador Distrital do Porto feminino.

1 comentário:

  1. Testemunho o meu reconhecimento pelo mérito do Prof. Rui Gomes enquanto formador de treinadores. Muita competênncia e proximidade qb quanto aos formandos que ajudava a integrar todos os alunos. Também dava coragem de se assumir um estilo próprio, o que é de valorizar (claro que tudo isto faz parte da minha vida antes de ser uma verdadeira "escrava", como acontece actualmente). Em resumo, obrigada Prof Rui Gomes!

    Quanto ao Mister Agostinho, não há muito que se possa dizer quanto aos seus méritos como treinador: as vitórias falam bem por si.

    ResponderEliminar